segunda-feira, 13 de julho de 2015

Mapa do John Lennon

Nascido John Winston Lennon em 9 de outubro de 1940, às 18:30 em Liverpool, e falecido por “overdose de chumbo” (levou quatro tiros nas costas) John Winston Ono Lennon em 8 de dezembro de 1980 em New York, o mais contestador dos Beatles representa o rebelde com causa, justamente aquele que mais incomoda e que tem a coragem de manter sua posição.

Vamos ver o que nos diz o mapa de Lennon sob o enfoque da Astrologia Tradicional (ou Clássica), usando Casas por signos inteiros e sem Urano, Netuno e Plutão.


Para começar, vejamos o temperamento de Lennon: ele era colérico (preponderância do elemento Fogo), ou seja, corajoso, desbravador, encrenqueiro, contestador, aquele que cria e também destrói. Isso pode ser visto nas famosas fotos com sua esposa Yoko Ono em que os dois, nus, chocavam a sociedade da época; ou nas críticas ao governo Nixon e à Guerra do Vietnã, pelo que o governo dos EUA tentou deportá-lo em 1972. Ou simplesmente em assumir o sobrenome da esposa (Ono) quando se casaram, coisa que até hoje é rara de acontecer.

Essa fama de encrenqueiro vinha desde a infância, e seguiu pela adolescência, inclusive quando enfrentou a desaprovação da tia (por quem foi criado) por manter amizade “com aquele menino Paul” (McCartney - que vimos em http://astrologiadorock.blogspot.com.br/2015/05/mapa-do-paul-mccartney.html) que tinha pais da classe operária e teoricamente abaixo do nível social de Lennon. No colégio e na faculdade, era um agitador e provocador, que foi reprovado várias vezes e ameaçado de expulsão.

Na Astrologia Tradicional, a pessoa é representada pelo dispositor do Ascendente e pela Lua; no caso de John, isso dá Marte (o Pequeno Maléfico) em Libra (exílio) na Casa VII (planeta noturno em sect noturno; planeta masculino em signo masculino; angular) e oposto ao Ascendente (tem destaque perante os outros, mas dificuldade em enxergar a si mesmo); tudo isso aponta para um temperamento forte e de confronto. Marte também rege a Casa VIII (Casa da Morte), indicando problemas com sangue e violência (contusões, cortes, queimaduras, tiros). Já a Lua está mais fraca que Marte: noturna, está no sect diurno (acima do horizonte); feminina, está em signo masculino (Aquário), em Casa sucedente (Casa XI) e disposta por Saturno (o Grande Maléfico).

Com isso tudo, fica mais fácil entender o que Lennon contou, em setembro de 1980, sobre sua infância: que parte dele queria ser aceito por todos na sociedade (essa Lua em Aquário), mas ao mesmo tempo não podia negar ser quem realmente era, e assim virou o garoto rebelde e encrenqueiro (esse Marte de que falamos), de quem todos os pais dos outros garotos queriam que os filhos ficassem longe.

Sua infância foi conturbada: o pai desertou enquanto servia na marinha durante a Segunda Guerra Mundial – e parou de enviar dinheiro para casa –, a mãe arrumou outro homem, o pai voltou, pai e mãe se separaram e aos cinco anos John teve de escolher com quem ficaria; ficou com a mãe: passou vinte anos sem ver o pai, não ficou com a mãe e acabou criado pelos tios. Olhando seu mapa, vemos que a Casa IV (família) abre em Câncer, cujo regente é aquela Lua sem tanta força (Casa cadente), disposta pelo Grande Maléfico (Saturno) e em contato com os dois planetas maléficos (quadratura com Saturno e trígono com Marte). Além disso, o Lote (ou Parte) do Pai está a 22° de Virgem (Casa VI: cadente, ruim), disposta por Mercúrio em Escorpião (Casa VIII: Casa da Morte) que está disposto pelo Pequeno Maléfico (Marte, angular na Casa VII, mas em exílio). O Lote (ou Parte) da Mãe está em 19° de Escorpião (Casa VIII: Casa da Morte, disposta pelo Pequeno Maléfico). Não é à toa que John dizia aos  outros garotos que pais não são deuses.

O almuten figuris (planeta mais importante do mapa), que dá o tom espiritual e rege as ações do indivíduo, é Saturno, o Grande Maléfico: é aquele que incomoda e que, segundo Zoller, leva o indivíduo a isolar-se da sociedade, investigar coisas ocultas e sofrer adversidades.


Como um sujeito assim se torna um dos artistas mais bem-sucedidos e famosos da história, influente tanto com os Beatles quanto em sua carreira solo? Vejamos: Saturno está em Touro na Casa II e é disposto por Vênus (o Pequeno Benéfico), que por sua vez está na Casa VI (cadente: tem pouca força), isto é, recebe benefício, mas é pouco. A grande ajuda vem do Lote da Fortuna – um indicador de benesses, proteção e favorecimento – angular e no alto do céu (2°37 de Capricórnio, na Casa X) e conjunto à estrela fixa Polis (2°23 de Capricórnio), que é considerada quase tão benéfica quanto Regulus e que está associada ao sucesso, ambição, gosto pela verdade, espiritualidade e até impulsos marciais. Mas o dispositor do Lote da Fortuna é Saturno, o Grande Maléfico, então o sucesso não veio de graça: além do fim dos Beatles, o fim da parceria (e a relação estremecida) com Paul, basta citar que Lennon foi assassinado por um fã justamente por ser Lennon, ou seja, devido à sua fama.

Vamos ver agora as condições astrológicas da época da morte de Lennon.
- Triplicidade: período de Saturno (28 a 55 anos);
- Firdária: período de Marte, sub-firdária de Júpiter (conjunto a Saturno no mapa natal);
- Profecção: período do Sol (que está conjunto a Marte no mapa natal).

Mapa da Revolução Solar de 1980:


Os planetas benéficos estão enfraquecidos: ambos em Casa sucedente (Casa XI, tem alguma força; Júpiter está na casa de seu Júbilo, está um pouco melhor que Vênus, só que rege a Casa XII natal), mas Júpiter está em exílio ou detrimento, e Vênus está em queda. Sol na Casa XII e em queda (Libra). E os planetas maléficos estão fortalecidos: Saturno está em seu júbilo (Casa XII) e Marte está angular na Casa mais potente (Casa I) e domiciliado (Escorpião), conjunto e dispondo o próprio Ascendente (vida, vitalidade), a Parte da Fortuna (que está na Casa X do mapa natal = projeção) e Mercúrio (que está na Casa VIII natal). Além disso, essa Casa I da Revolução Solar cai na Casa VIII do mapa natal. tudo isso mostra que o ano 40 de Lennon seria muito delicado e sujeito a um bocado de riscos e adversidades.

Termino este post com a leve (em termos sonoros), mas intensa (em conteúdo) Imagine (https://www.youtube.com/watch?v=bBW8g64Vzf8), uma apologia à paz e ao bom senso feita por um dos maiores rebeldes e contestadores do bom e velho Rock'N'Roll.

Gratidão pela companhia, e até o próximo post!

Cao.