quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mapa da Janis Joplin

Minha primeira postagem é sobre Janis Joplin.
Janis Lyn Joplin nasceu em 19 de janeiro de 1943 em Port Arthur, Texas as 09h45 da manhã. Desde muito jovem já se mostrava fora do padrão conservador e apoiava movimentos estudantis, de liberdade e libertação das mulheres.
No inicio dos anos 60 quando foi para universidade em São Francisco começou a tocar blues e rock com os amigos e trabalhava como cantora. Nessa mesma época começou a fazer uso de drogas e abusar da bebida.
Janis fez parte de alguns grupos e ganhou destaque na comunidade hippie. Em 1968 chegou ao 1º lugar da Billboard com a música Piece of my Heart. Nesse mesmo ano, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou no festival de Woodstock. 
No dia 4 de outubro de 1970, Janis foi encontrada morta em um hotel pelo seu empresário, vitima de uma overdose.
Sua irmã Laura escreveu um livro chamado "Love" onde conta a vida privada de Janis dizendo o quanto ela era inteligente, articulada, tímida, sensível e dedicada a família.
Começando pelo temperamento, Janis possuía ênfase no elemento AR (7 pontos), ou seja, sentia necessidade de se expressar e de pensar de forma lógica. E apenas 2 pontos no elemento TERRA, ou seja, estruturar, concretizar e ter praticidade não eram o seu forte. O ritmo é cardinal (6 pontos) e mostram grande iniciativa e impulso na vida.
A personalidade de Janis começa com o ascendente em Aquário e a Lua em Câncer. Ela tinha um estilo rebelde e livre, mas emocionalmente era instável e insegura, sensível e tinha necessidade de amor e aceitação. Talvez, por a Lua estar sem aspectos, ou seja, não conversar com nenhum outro planeta, a instabilidade emocional fosse maior. Já o ascendente faz aspectos com Marte e Urano, reforçando a condição de impulso, energia, rebeldia e desobediência.
O Sol está em Capricórnio e o Meio do Céu em Sagitário. A realização e os objetivos de vida dela estavam ligados a ambicionar e conquistar, revolucionar e fazer diferente, de forma original e independente seguindo seus ideais. O Sol faz aspectos tensos com Júpiter e Plutão, sugerindo o gosto pelo risco, pelos exageros (incluindo sexos, drogas, bebidas). Faz também aspectos harmônicos a Urano e Netuno, mostrando criatividade, inovação, sensibilidade e imaginação. Mercúrio, Saturno Urano fazem aspecto com o Meio do Céu, colocando mais uma vez a expressão e a originalidade em evidência, porém com alguma dificuldade e/ou desafio por conta de Saturno.
Mercúrio em Aquário mostra uma comunicação aberta, inteligente e inovadora. Ele está na casa 12, o que pode dificultar ou dar alguns bloqueios nessa expressão.
A Vênus está em Aquário. O afeto é livre, distante e impessoal. Gosta de experimentar e inovar. Gosta da troca de teorias e ideias com o parceiro. Aliás, o parceiro antes de tudo precisa ser amigo. A Vênus também fala dos nossos gostos, sendo em Aquário, os gostos são diferentes, excêntricos, ousados. Quando vemos fotos de Janis comprovamos isso em seu look com óculos enormes, roupas extravagantes, penas no cabelo e cheia de adereços.
Um ponto relevante no mapa da Janis é que além da Lua estar sem aspectos, Marte também está nessa condição. Marte em Sagitário na casa 10. A ação e a energia de Janis estavam voltadas para a aventura (sem limites) e para os ideais. A iniciativa e o ímpeto vêm da inquieta necessidade de explorar. Entusiasmava as pessoas e defendia causas. Marte na casa 10 fala de prováveis problemas com figuras mais velhas e/ou um dos pais.
Júpiter em Câncer revela que Janis procurava progredir pelos valores que ela herdava e pelo apoio emocional, porém isso se confrontava muitas vezes com o Sol dela (Capricórnio) que está em aspecto oposto a esse Júpiter, mostrando que era preciso ter disciplina, ter metas, almejar e inovar, não se prendendo a esses valores. Júpiter está na casa 5, casa da auto-expressão e a Lua também estando lá mostra que as emoções e reações dela se voltavam para a capacidade criativa e artística, mas que muitas vezes sofria flutuações.
Saturno em Gêmeos procura firmar-se pela capacidade intelectual e expressão, pois o medo inicial é não conseguir se expressar livremente. É necessário confiar nos recursos de expressão e ter disciplina para expor suas ideias. O Saturno de Janis está na casa 4, a casa do lar e das origens, mostrando um excesso de preocupação, tensão, limitação e pai rígido e rigoroso. Urano também na mesma casa traz a vontade de romper, de ser rebelde, fazer diferente, com mais liberdade e espontaneidade, pois achava que a família a sufocava, a prendia e não queria assumir responsabilidades. Lendo sua história, vemos que Janis saiu cedo de casa e foi cantar e tocar em outra cidade.
Netuno na casa 8 aumenta a sensibilidade, intuição e interesse pelo ocultismo mas também traz confusão, fantasias e escapismo, principalmente por bebida/drogas e pode ter doenças psicossomáticas.
Plutão na casa 6 traz poder no trabalho e também perdas e transformações. Sabemos que durante a carreira, Janis mudou de banda frequentemente, envolvendo-se em diversos projetos.
Para fechar o post, fui dar uma olhada nas previsões da Janis, do ano de 1970. A casa 8 é a casa natural de morte. Por ter Netuno lá, ele é um significador importante. Naquele período Netuno estava tenso (com aspectos desarmônicos) em todas as técnicas que utilizo (nas Direções Primárias com o ASC e o MC, nas Direções Secundárias com o MC e a Lua, nos Trânsitos o Sol e Urano passavam na casa 8, além do Netuno natal dela estar com aspectos desarmônicos a Saturno e Urano). E pra completar, nas Lunações (ciclo mensal entre Sol-Lua), a Lunação de outubro em que ela faleceu (04/10/1970), caiu justamente na casa 8, com o Netuno natal dela. Todos esses fatores juntos vão dando inclinações para complicações, infelizmente.

"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã".

Espero que tenham gostado! Deixem seus comentários e compartilhem nas redes sociais!
Até o próximo post!

Ana K.

5 comentários :

  1. Gratidão, ótima análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback Amanda!
      Essa análise é antiga e provavelmente terá uma análise atualizada (versão 2.0) já com meu novo olhar astrológico e novos conhecimentos adquiridos. Aguarde! ;)

      Excluir
  2. Amei, obrigada por nos informar sobre essa estrela incrível e fascinante.paz.

    ResponderExcluir