quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mapa Natal de Freddie Mercury

Se alguém dissesse a você que a voz mais bonita e versátil do Rock é de Farrokh Bulsara - ou Pharōkh Balsārā, em Gujarat, a língua nativa de seus pais - nascido em Zanzibar (Tanzânia) em 5 de setembro de 1946, às 05:10, filho de pais indianos, provavelmente a sua reação seria: "Quem?".

Na verdade, você quase acertou: a resposta certa seria "Queen", ou melhor Freddie Mercury, cidadão britânico, pois em 1946 tanto a Tanzânia quanto a Índia pertenciam ao Império Britânico (http://www.freddie.ru/e/bio/http://en.wikipedia.org/wiki/Freddie_Mercury).

Provavelmente devemos às origens indianas de Freddie o fato da sua hora de nascimento ter sido registrada e divulgada (boa parte dos roqueiros ocidentais com mais de 40 anos não tem essa hora registrada, ou ao menos divulgada): para os indianos, a astrologia é algo levado a sério e é costume fazer o mapa natal das crianças logo após o nascimento.

Isso nos permite explorar um pouco mais o mapa desse grande vocalista, compositor e sensacional showman. Vamos lá?


Nas apresentações do Queen ao vivo, Freddie tinha performances teatrais, dramáticas, provocativas, magnéticas, que arrebatavam a audiência; quem viu shows ao vivo do Queen sabe como era difícil tirar os olhos do tio Farrokh correndo, dançando, pulando, interagindo com a platéia e soltando aquele baita vozeirão. Tive a oportunidade de ver o Queen se apresentar no estádio do Morumbi em 1981: foi um p#t@ show, o Queen foi ótimo e o Freddie foi duca!

Longe dos palcos e holofotes, porém, Freddie era descrito como tímido e retraído, principalmente com pessoas que não conhecia bem, e dava poucas entrevistas. Como pode?

O mapa de Freddie nos ajuda a entender isso:
- o Sol  - que representa a essência da pessoa -  está em Virgem, signo caracterizado por ser metódico, atento a detalhes, perfeccionista, exigente e suscetível a críticas, e também tímido ou reservado... Esse perfeccionismo pode ser visto na música mais famosa do Queen, "Bohemian Rhapsody": uma música de estrutura complexa, com mudanças e quebras de ritmo, considerada uma opereta de rock, mas acima de tudo com Freddie tocando o piano - como tocou em várias outras músicas, pois aprendera piano quando criança, com um talento testemunhado por muitos - porém duvidando da própria competência para tocar perfeitamente o piano sem esquecer alguma nota, e assim progressivamente deixando o instrumento de lado em apresentações posteriores... Por estar na Casa 1, esse Sol faz com que o foco da atenção da pessoa seja ela própria.
- o Ascendente - que representa a persona, filtro ou máscara com que vemos o mundo e somos vistos por ele - está em Leão, que se caracteriza por querer ser o centro das atenções, dominar o palco e estar nos holofotes, ser teatral, dramático, dado a exageros, magnético, ousado...

A Lua (emoções) está em Sagitário e na Casa 5 (autoexpressão criativa, lazer, prazer), com aspectos positivos com Mercúrio, Vênus e Júpiter, e uma tensão pedindo para ser trabalhada e ajustada com Urano. Isso ajuda a entender as festas de arromba que Freddie fazia, sua sensibilidade e a expressão talentosa, sensível, criativa, artística e às vezes até pouco convencional:
- Freddie, além de cantar, tocava piano e guitarra (mesmo sendo extremamente crítico em relação a si mesmo) e aos 12 anos tinha formado sua primeira banda (The Hectics) na escola. Seus amigos diziam que ele tinha uma habilidade muito grande em ouvir algo no rádio e reproduzir no piano.
- ele também estudou arte e graduou-se pela Ealing Art College. Foi ele quem desenhou o logo do Queen:


O belo desenho também tem semelhança com os brasões da nobreza inglesa, mas a coisa fica mais interessante quando consideramos a ascendência indiana - rica em simbolismo - de Freddie: o logo traz a representação dos signos astrológicos dos integrantes da banda: duas fadas (Virgem) para Freddie Mercury, dois leões (Leão) para Roger Taylor e John Deacon, e um caranguejo (Câncer) para Brian May. 

Vamos aproveitar e explorar essa questão da herança cultural de Freddie: astrologicamente, as origens da pessoa são indicadas na Casa 4, que neste caso abre em Escorpião (que não se revela abertamente a qualquer um, precisa de investigação e pesquisa, é profundo), cujo regente moderno (Plutão) está na Casa 12, casa das coisas ocultas ou que não estão às claras... e nosso amigo era um cidadão britânico, nascido na África e de origem persa/indiana; ou seja, só quem vai a fundo é que começa a descobrir a complexidade dessa figura.

Mesmo com talento e uma presença de palco espetacular, o que mais chamava a atenção em Freddie era sua voz. Touro rege a garganta e as cordas vocais, e neste mapa Touro está no Meio do Céu - que dá indicações sobre a posição social e a carreira da pessoa - e é inegável que a voz maravilhosa ajudou muito Freddie a ter as oportunidades para mostrar seu talento e competência e construir sua carreira.

Outro aspecto muito discutido sobre Freddie, nos anos 1980 e 1990, era sua sexualidade. Ele era bissexual, numa época em que isso (e a homossexualidade) ainda era motivo de polêmica, mas evitava tratar do assunto em público. Olhando a Casa 7 - casa dos relacionamentos parcerias (afetivas ou comerciais) - vemos que ela abre em Aquário, indicando a preferência por parcerias onde tenha liberdade, novidade e variação, e pouco convencionais. Freddie se relacionou com muitas pessoas, mas quem foi mais marcante e com quem viveu por anos foi Mary Austin, para quem escreveu "Love Of My Life" e a quem considerou sua única amiga de verdade na vida. Se olharmos Urano, o regente moderno de Aquário (que abre a casa dos relacionamentos), veremos que ele está na Casa 11, a casa dos amigos. Coincidência?

Por fim, Freddie contraiu AIDS em seus múltiplos relacionamentos; sua saúde piorou e ele se isolou até a morte, em 1991. O mapa nos dá algumas coisas para pensar:
- a Casa 12 é a casa das doenças crônicas, do isolamento e das coisas ocultas; no mapa de Freddie, essa Casa abre em Câncer, cujo regente é a Lua em Sagitário na Casa 5: potencial para doenças provocadas pelo prazer, levando ao isolamento;
- na Casa 12 está Plutão (sexo, morte, fim de ciclo) conjunto a Saturno (o grande maléfico, na visão da Astrologia Tradicional);

Para encerrar mais este post BY CAO, vai o link para curtir Bohemian Rhapsody: 

Até a próxima!

6 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excepcional e didático, parabéns!! E obrigada por compartilhar estas informações!

    ResponderExcluir
  3. Estudo astrologia e achei maravilhosa essa leitura!!!

    ResponderExcluir
  4. Ele descobriu a doença em 1987, Plutão entrou em Escorpião desde 1984, 1985, deve ter dado um Quadratura no Plutão Natal dele, que era Leão.
    Cara quando eu penso em parar de acreditar em astrologia, aí eu acho um link desses, que bate muito as informações.
    E a Lua dele em Sagitário influenciou nós excessos dele em relação as festas que ele dava, as relações sexuais e casuais, Sagitário é o signo depois de Leão com mais tendência a exageros, a excessos, expansivo.
    Ele era expansivo em tudo na vida, queria tudo grandiosamente.
    Mas tudo em excesso faz mal.
    E com a entrada do Plutão em Escorpião, veio a doença e a morte de Freddie.
    O lado sombrio de Jupiter veio com as consequências dos seus exageros, excessos com a ajuda do Plutão em Escorpião, planeta e/ou signo que representa a morte, renascimento, estupros (aqui acho que é do signo e não do planeta), fim de ciclos, alguns associam Plutão ao planeta do terror.

    ResponderExcluir