segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mapa do Keith Richards

Quando se fala em The Rolling Stones, pensa-se logo em Mick Jagger (http://astrologiadorock.blogspot.com.br/2016/02/mapa-do-mick-jagger.html), e está certo: o magrelo endiabrado, de bocão com lábios de borracha, é a cara das Pedras-Que-Rolam. Mas a alma dos Stones, percebida nos riffs de guitarra inigualáveis, é outro sujeito também de Dartford, nascido às seis da manhã de 18 de dezembro de 1943: Keith Richards, o Highlander dono desta carta natal:



Richards começa diferente da maioria dos astros do Rock já no nome: seu nome artístico é o mesmo de batismo, sem apelido, encurtamento ou qualquer outro tipo de mudança. O diferente, na Astrologia Moderna, é Urano - que neste mapa está em Gêmeos, na Casa VII: angular (forte), inquieto (em Gêmeos e regido por Mercúrio) e retrógrado (na contra-mão). Mas na Astrologia Tradicional (ou Clássica, como os Stones), o diferente é Mercúrio, e é esse irrequieto mensageiro dos Deuses, que transita entre os píncaros do Olimpo e as sombras do Hades, que vai nos ajudar a decifrar um pouco desse mapa. Como? Vejamos:

- O nativo é representado pelo regente do Ascendente (Marte) e pela Lua: Marte está em Gêmeos e a Lua em Virgem; Mercúrio é o dispositor dos dois e também do Meio do Céu (trabalho, objetivo de vida).

- Mercúrio também é o dispositor da Casa VII (parcerias) e da Casa XI (amigos), dois lugares que representam o parceiro e amigo (apesar dos pesares) Mick Jagger, desde a escola primária em Dartford e com uma longeva e profícua parceria musical, comparável talvez apenas à dupla Lennon-McCartney (http://astrologiadorock.blogspot.com.br/2015/07/mapa-do-john-lennon.htmlhttp://astrologiadorock.blogspot.com.br/2015/05/mapa-do-paul-mccartney.html).

- Mercúrio está em conjunção exata com a estrela Vega, a 14°31 de Capricórnio; essa estrela fixa testemunha sobre o sucesso e talento musical e como ator, e também gosto por viver bem (curtir a vida?); Richards, além da longa carreira com os Stones, solo e em outras parcerias, também se aventurou nas telonas e protagonizou o pai do (Capitain!) Jack Sparrow em dois filmes da franquia Piratas do Caribe. E alguém duvida que ele - Richards - curtiu a vida adoidado?

- Mercúrio está na Casa II (grana) do mapa e dispõe a Casa XI (grana que vem pelo seu próprio trabalho) e a Casa VIII (grana que vem pelos outros - os fãs).

E quem é Mercúrio? É o duas-caras da Astrologia: extremamente mutável, assume as características de quem estiver junto. E está em mútua recepção com o Grande Maléfico (Saturno, retrógrado, de Casa VIII), com quem conversa bem (ambos tem as Qualidades Primitivas Frio e Seco). A expressão dessa inconstância ou dualidade, com toques de problemas (Saturno), pode ser vista no muito ganho e muito gasto que a carreira trouxe a Keith; na amizade-desencontro com Jagger; na alternância entre loucuras - tipo cheirar (ou desejar ter cheirado) as cinzas do pai cremado - e amenidades impensáveis para o estereótipo sexo-drogas-rock'n'roll, como escrever livro infantil (afinal, vovô Keith tem cinco netinhos).

Famoso por enfiar o pé na jaca e continuar vivo - pelo tanto que bebeu, tomou, fumou e cheirou , e também por acidentes como cair de uma árvore e precisar de cirurgia no cérebro -, como vemos a condição física de Keith? O Ascendente fala do corpo físico; seu regente, Marte está angular (forte) na Casa VII, embora retrógrado; também está em conjunção com a estrela fixa Aldebaran - que favorece o nato, mas pede que este tenha cuidado - e disposto por aquele Mercúrio conjunto a Vega. O Grande Benéfico, que está na Casa X (angular, forte) e na sua própria triplicidade (forte) em mútua recepção com o Sol em Sagitário, ajuda a dar força para resistir aos desmandos de Keith.

Qual música melhor representa o trabalho de Richards nos Stones? Seus riffs em Gimme Shelter, Harlem Shuffle e Jumpin' Jack Flash são marcantes, mas (I Can't Get No) Satisfaction (https://www.youtube.com/watch?v=NEjkftp7J7I) é que mais nos lembra que a alma dos Stones está naquela guitarra inconfundível.

Gratidão pela companhia, e até o próximo post!

Cao.

Nenhum comentário :

Postar um comentário