segunda-feira, 4 de abril de 2016

Mapa do Cazuza

Hoje, dia 4 de abril, se Cazuza estivesse vivo estaria completando 58 anos.
Cazuza era cantor, compositor e poeta. Por volta de 1965 começou a escrever letras e poemas, que mostrava à avó. Graças ao ambiente profissional do pai, Cazuza cresceu em volta dos maiores nomes da música popular brasileira. Trabalhou no departamento artístico da Som Livre.
Em 1980, Cazuza foi indicado por Leo Jaime para fazer teste e participar dos ensaios de uma nova banda de rock que estava se formando, o Barão Vermelho. Em 1982, lançam o primeiro álbum, que vende apenas 7.500 cópias. O segundo álbum vendeu 15.000 cópias e após Ney Matogrosso gravar "Pro dia nascer feliz" deu o último empurrão que a banda precisava. Em 1985, o Barão Vermelho é convidado a participar do Rock in Rio. Alguns meses depois, Cazuza decide deixar a banda e partir em carreira solo.
Dentro de seus maiores sucessos, destaca-se: "Exagerado", "Codinome Beija-flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz parte do meu show", "O nosso amor a gente inventa" e "O tempo não para".
Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico.
Em 1989 declarou publicamente ser soropositivo e no ano seguinte, no dia 7 de julho, faleceu aos 32 anos.

Vamos dar uma olhada no mapa do Cazuza:






Cazuza possuía temperamento COLÉRICO (qualidades primitivas: quente + seco). O temperamento colérico caracteriza um indivíduo com muita energia, vontade, ímpeto, agressividade, otimismo, impaciência, impulsividade,  ousadia, arrogância, astúcia.

O planeta com maior dignidade no mapa, também chamado de Almutem, é Saturno.
Saturno em Sagitário, retrógrado, na Casa 1 é o protagonista da carta e aponta um nativo que necessita se estruturar, ter base. A base pode ser através do conhecimento, da expansão de horizontes, ter contato com outras culturas, mas sem se deixar levar por seus ideais, crenças e convicções, é preciso também realidade e pés no chão.
Saturno na Casa 1 também mostra aprendizados através de possíveis limitações físicas e da própria construção da individualidade. O nativo com Saturno na Casa 1 pode se sentir cobrado a ser sempre responsável.
Saturno é o Senhor do Tempo e está representado na música "O tempo não para". Um trecho:
"Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não pára"
A Casa 1 também fala sobre o corpo físico e com Saturno lá, o nativo tende a ser do tipo mais magro.
Saturno aspecta Vênus em Aquário, Lua e Júpiter em Libra. Essas interações reforçam as características de Cazuza com relação ao interesse no social, nos relacionamentos, questionar o mundo, querer mudanças.

O Ascendente é Sagitário e faz trígono a Marte e ao Sol.
A letra "Ideologia" mostra os questionamentos e frustração de Cazuza em relação aos assuntos de Sagitário (o futuro, a política, o mundo, as ideologias). Esse aspecto com Marte em Aquário na Casa 3 indica a maneira como Cazuza se expressava, de forma corajosa, inovadora, rebelde, inteligente.
"Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem"
E o aspecto com o Sol em Áries na Casa 5 indica personalidade que arriscava e era voltada para a criatividade e prazeres imediatos e em demasia. A satisfação vem de usufruir dos talentos individuais e de se mostrar herói de uma geração que sofria com os resquícios da ditadura, da repressão e do conservadorismo.
O regente do Ascendente é Júpiter. Júpiter em Libra na Casa 11.
Um dos principais interesses de Cazuza era as amizades e seu círculo social. Era boêmio e estava sempre rodeado de pessoas. O regente de Libra, Vênus, que no mapa está em Aquário, significa relacionamentos livres, leves, independentes, não convencionais e igualitários.
Júpiter está conjunto a Lua. Ele também tinha bastante contato com mulheres e a figura da sua mãe era bem presente.

A Lua, o humor e as emoções do nativo, encontra-se no signo de Libra. A Lua da parceria.
Ela está conjunta a Júpiter e faz trígono a Vênus em Aquário.
Cazuza sempre buscou o outro, a beleza, a arte, o amor. Com o outro ele queria mudar o mundo. Ele viveu novas formas de amor e relacionamentos.
Em Libra, Saturno tem sua exaltação. No mapa a Lua faz sextil a Saturno. Muitas vezes também mostrou sua carência, melancolia e frustração quando houve os desencontros e diferenças.

A Casa 10, a da carreira, está em Leão, junto à estrela fixa Regulus, indicando êxito, honras, ambição, dinamismo e independência.
O Sol, o regente da Casa 10, está em Áries na Casa 5, novamente um testemunho de uma vida ligada à arte, à criatividade e aos prazeres.


Espero que tenham gostado!
Ana K.

Nenhum comentário :

Postar um comentário