sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Mapa do Tony Iommi



Anthony Frank Iommy nasceu em Handsworth, Birmingham, Inglaterra, a 19 de fevereiro de 1948, sem horário divulgado. Filho único, ainda criança aprendeu judô, karatê e boxe para se proteger das gangues locais. Ficou tão bom no boxe que chegou a pensar em carreira como boxeador, para não ficar no trabalho tedioso das fábricas da cidade. Não é à toa que nocauteou um chapado Ozzy Osbourne numa briga (das várias) durante a primeira formação do Black Sabbath.

Tocou em várias bandas de rock e blues, antes de formar o Black Sabbath, que ajudou a definir o gênero Heavy Metal.

Foi escolhido o 25° melhor guitarrista de todos os tempos, pela revista Rolling Stone, e chamado de “Rei dos Riffs” por causa de músicas como Iron Man, Paranoid e War Pigs.

Aos 17 anos, perdeu a ponta de dois dedos da mão esquerda em um acidente na fábrica em que trabalhava. Foi desencorajado pelos médicos a continuar tocando guitarra, pensou em parar, ouviu Django Reinhardt tocando só com dois dedos e resolveu continuar. 

Improvisou próteses para a ponta dos dedos, mudou a tensão das cordas da guitarra e o jeito de solar, para preservar os dedos. Desenvolveu sua técnica particular, com riffs vigorosos e pesados, e solos baseados em pentatônica menor.

No lado afetivo, Iommi traz quatro casamentos e outros romances.

Em 2012 foi diagnosticado com linfoma, fez tratamento e curou-se.

Seu mapa mostra Saturno retrógrado e em mútua recepção com o Sol e ambos em detrimento; Marte também retrógrado, apesar de estar em seus próprios termos e face; Vênus em seus próprios termos, mas exilada; Lua peregrina; Mercúrio em exílio e em queda; e Júpiter em seu domicílio diurno. É um mapa que sinalizava dificuldades – e não foram poucas – mas também a possibilidade de superação... Vamos ver o evento mais marcante da sua vida e como isso está em seu mapa natal.

O próprio Iommi disse em 2016 que seu maior arrependimento foi a perda da ponta dos dedos. Esse incidente também forjou sua determinação e resultou em um estilo próprio e marcante, para adaptar-se à limitação física. Vettius Valens, astrólogo do século II, escreveu que Mercúrio, entre outras coisas, rege as mãos e os dedos. O Mercúrio de Iommi está péssimo estado: exilado e em queda. Está na exaltação de Vênus, que se encontra também em exílio e submetida a Marte, que está ligado à violência, acidentes e cortes, entre outras coisas. Mas Mercúrio também está disposto por Júpiter, que está muito bem em seu domicílio favorito (o diurno Sagitário). Essa condição de Mercúrio-Vênus-Júpiter nos remete à definição de crise: risco + oportunidade. É quando a vida fica mais difícil, mas também com a chance de mudar de patamar. Confrontado pela perda das falanges dos dedos, Iommi poderia desistir da guitarra e ser mais um operário nas fábricas inglesas, ou poderia lutar pela música que amava e o motivava.

Vamos de Paranoid (https://www.youtube.com/watch?v=0qanF-91aJo) para comemorar a escolha de Iommi e encerrar este post.

Gratidão pela companhia e até o próximo post!

Cao (Claudinèi Dìas)

Nenhum comentário :

Postar um comentário