quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Mapa do Freddy Mercury - versão 2.0

Se alguém dissesse a você que a voz mais bonita e versátil do Rock é de Farrokh Bulsara - ou Pharōkh Balsārā, em Gujarat, a língua nativa de seus pais - nascido em Zanzibar (Tanzânia) em 5 de setembro de 1946, às 06:30, filho de pais indianos, provavelmente a sua reação seria: "Quem?".

Na verdade, você quase acertou: a resposta certa seria "Queen", ou melhor Freddie Mercury, cidadão britânico, pois em 1946 tanto a Tanzânia quanto a Índia pertenciam ao Império Britânico (http://www.freddie.ru/e/bio/ e http://en.wikipedia.org/wiki/Freddie_Mercury).

Grande vocalista, compositor e sensacional showman, Freddie tinha performances teatrais, dramáticas, provocativas e magnéticas nas apresentações do Queen ao vivo, que arrebatavam a audiência. Quem presenciou os shows do Queen sabe como era difícil tirar os olhos do tio Farrokh correndo, dançando, pulando, interagindo com a plateia e soltando aquele baita vozeirão.

Longe dos palcos e holofotes, porém, Freddie era descrito como tímido e retraído, principalmente com pessoas que não conhecia bem, e dava poucas entrevistas. Como pode?

O mapa* de Freddie nos ajuda a entender isso:






1) O Ascendente e o Sol em Virgem, dispostos por Mercúrio muito dignificado (domiciliado, exaltado, nos seus próprios termos e em júbilo) também em Virgem na primeira Casa ressaltam o lado metódico, atento a detalhes, perfeccionista, exigente e sensível a críticas, e também tímido ou reservado.

Esse perfeccionismo pode ser visto na música mais famosa do Queen, "Bohemian Rhapsody": uma música de estrutura complexa, com mudanças e quebras de ritmo, considerada uma opereta de rock, mas acima de tudo com Freddie tocando o piano, como tocou em várias outras músicas, pois aprendera piano quando criança, com um talento testemunhado por muitos. Mas Freddie duvidava da própria competência para tocar perfeitamente o piano sem esquecer alguma nota, e assim foi progressivamente deixando o instrumento de lado em apresentações posteriores.

O Sol na Casa I regente da Casa XII, pode indicar questões veladas sendo trazidas à luz; está em uma conjunção aberta com Mercúrio (e disposto por ele), significador de dualidade, inclusive na sexualidade.

O Mercúrio excepcionalmente dignificado de Freddie também é o regente da sua Casa X, aquela da carreira e da exposição perante a sociedade. O Meio do Céu, outro significador de trabalho e de atenção pública, está junto ao benéfico Nodo Norte e à estrela Rigel, que promete ascensão rápida na vida, grande força de vontade, gosto pela ação e boa fortuna nas suas empreitadas, levando o nativo a sobrepujar as adversidades e alcançar o sucesso.

2) A Lua peregrina em Sagitário na Casa IV (angular=forte), ao mesmo tempo conjunta ao Lote da Fortuna e em sextil com os benéficos (Vênus e Júpiter), reforça a popularidade de Freddie. Também ajuda a entender as festas de arromba que ele fazia, sua sensibilidade e expressão talentosa, sensível, criativa e artística. Além de cantar, Freddie tocava piano e guitarra (mesmo sendo extremamente crítico em relação a si mesmo) e aos 12 anos tinha formado sua primeira banda (The Hectics) na escola. Seus amigos diziam que ele tinha uma habilidade muito grande em ouvir algo no rádio e reproduzir no piano.

Freddie também estudou arte e graduou-se pela Ealing Art College. Foi ele quem desenhou o logo do Queen. Esse belo desenho tem semelhança com os brasões da nobreza inglesa, mas a coisa fica mais interessante quando consideramos a ascendência indiana (rica em simbolismo) de Freddie e vemos que o logo traz a representação dos signos astrológicos dos integrantes da banda: duas fadas (Virgem) para Freddie Mercury, dois leões (Leão) para Roger Taylor e John Deacon, e um caranguejo (Câncer) para Brian May.

3) Saturno em Leão está em detrimento porém jubilado; é o regente da Casa V (diversão, prazer, sexo), da Casa VI (doenças agudas) e está na Casa XII (doenças crônicas, malefícios e coisas ocultas), podendo sinalizar doenças como as DSTs.

4) Júpiter, o Grande Benéfico, está conjunto ao outro benéfico (Vênus) e disposto por ele, e também está a sob a influência de Spica (a estrela mais afortunada do firmamento), prometendo favorecimentos aos assuntos das Casas IV (raízes) e VII (parcerias), regidas por ele.
Segundo Valens, Júpiter na casa XI a partir do Lote da Fortuna traz fama, reputação, popularidade ao nativo. Além disso Júpiter está em local de júbilo. Freddie era o próprio "Queen"!

5) Mesmo com talento e uma presença de palco espetacular, o que mais chamava a atenção em Freddie era sua voz. Touro rege a garganta e as cordas vocais; sua dispositora é Vênus, bem dignificada (está domiciliada) em Libra e conjunta ao benéfico Júpiter.

6) Em 1986 iniciava a Firdária (técnica de previsão) de Saturno no mapa de Freddie. Ele está na casa XII (enfermidades, adversidades, isolamento) e rege a VI (doenças). Foi nesse ano que ele foi diagnosticado com AIDS e veio a falecer em 1991.

Terminamos o post com Bohemian Rhapsody (https://www.youtube.com/watch?v=fJ9rUzIMcZQ): ouça a música, veja o clipe, assista ao filme, curta cada momento.

Gratidão pela companhia e até o próximo post!


Ana K. & Cao.

Obs: *mapa levantado pelo horário apontado no astrotheme, já o astro.com não tem horário.

Um comentário :