quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Mapa do Keith Richards



A Lua (popularidade) de Richards está conjunta ao Meio do Céu (ponto mais alto na esfera celeste): se nos últimos 60 anos você estava vivendo em uma caverna no Himalaia, ou em animação suspensa, ou foi abduzido por ETs e estava fora do planeta Terra, não ouviu falar dos Rolling Stones e não sabe quem é Keith Richards, saiba então que ele foi eleito pela revista Rolling Stone o quarto melhor guitarrista da história do Rock e teve 14 músicas, escritas em parceria com Mick Jagger, que entraram na lista (dessa mesma revista) das 500 maiores canções de todos os tempos. O sujeito é um dos pilares da formação do Rock’N’Roll e autor de riffs inconfundíveis.

Richards nasceu em 18 de dezembro de 1943 em Dartford, Kent, Inglaterra. Filho único, ganhou um velho violão do seu avô Gus quando era criança e passou a se interessar por música. Mas o pai não apoiava a inclinação musical do pequeno Keith. Aliás, quando seus pais se separaram, Keith passou 20 anos sem se relacionar com o pai. No seu mapa natal, Saturno – significador do pai, de pessoas mais velhas e de autoridades, e regente da Casa IV (que representa o pai) – está na maléfica Casa VII, e a Parte (ou Lote) Árabe do Pai a 22° de Touro, disposta por Vênus em detrimento em Escorpião: as coisas nunca seriam fáceis entre Richards pai e Richards filho.

Na infância, Richards era vizinho de Mick Jagger, a quem reencontrou em um trem, na época da faculdade, e ali descobriram no Blues um interesse em comum. Keith entrou para a banda onde Mick cantava, as coisas foram se movimentando e ele largou a faculdade de arte para se dedicar integralmente à música, e formaram The Rolling Stones. A técnica helenística de Direção por Termos mostra que era o período de Júpiter no mapa de Richards: Júpiter está na Casa X (trabalho, carreira, visibilidade na sociedade) e rege as Casas II (money!) e V (expressão criativa): I know, it’s only Rock’N’Roll, but I like it!

Jagger é a cara e a voz dos Stones, mas muitos consideram Richards como o verdadeiro líder da banda, apesar dele próprio se achar “apenas o cara que azeita as engrenagens” para as coisas fluírem.

Todos o conhecem como um grande guitarrista e letrista, mas nem todos sabem que é um produtor musical dos bons, desde os anos 60.

Ganhou fama de maluco e de drogado, e nunca mais se livrou dela. Vícios são representados pela Casa XII, que está em Libra, com seu regente Vênus na Casa I (forte e em destaque), mas em detrimento (péssima qualidade). Seu jeito excêntrico (maluco e irreverente) serviu de inspiração para Johnny Depp criar o pirata (capitão!) Jack Sparrow, da franquia Piratas do Caribe, e Richards chegou a participar de alguns dos filmes como o pirata capitão Edward Teague, pai de Sparrow, que não o via há muito tempo; a vida imita a arte...

Já deu para ver que o cara é daqueles inesquecíveis, né? Então vamos finalizar o post com alguma das muitas músicas excelentes dos Stones. Escolha difícil, mas vai aí um dos hinos da garotada nos anos 1960, com típicos riffs de Richard, e que continua atual: Satisfaction (https://www.youtube.com/watch?v=nrIPxlFzDi0).


Gratidão pela companhia, e até a próxima!

Cao (Claudinèi Dìas)

Nenhum comentário :

Postar um comentário