sexta-feira, 12 de junho de 2015

Mapa do Eric Clapton

Como Sir Paul McCartney (falamos dele em http://astrologiadorock.blogspot.com.br/2015/05/mapa-do-paul-mccartney.html ), Sir Eric Clapton é outro astro setentão do Rock, inglês, canhoto, talentoso e cavaleiro do Império Britânico, com muita história para contar e muita estrada e música boa na bagagem. Vamos ver um pouco disso.

Eric Patrick Clapton nasceu em 30 de Março de 1945 em Ripley, Surrey, Inglaterra, filho de Patricia Clapton, que na ocasião tinha 16 anos. A adolescente Patricia teve um relacionamento com um soldado canadense de passagem pela Inglaterra devido à Segunda Guerra mundial, mas que era casado e que voltou para o Canadá logo depois. Para evitar um escândalo, o pequeno Eric foi criado pela mãe e pelo padrasto de Patricia, achando que eles eram seus verdadeiros pais e que sua mãe verdadeira era sua irmã mais velha. Entre os segredos que percebia existir, mas que não lhe contavam e ele não entendia, Eric viu Patricia se casar com outro soldado canadense e se mudar para a Alemanha, deixando Clapton com os pais/avós.

Olhando o mapa natal de Eric, vemos a Lua (significadora de mãe) forte na Casa I (a Casa angular mais forte e importante), mas em queda em Escorpião (profundo, intenso, mas dificilmente às claras), disposta por um planeta maléfico (Marte) e em contato com outro maléfico (trígono com Saturno). Essa Lua rege Câncer (ligado às origens) interceptado (precisa fazer mais força para aparecer) na Casa IX (ligada a tudo que é do exterior, estrangeiros, distante da sua terra natal). Lua que recebe oposição partil (grau exato) de Vênus, que é almuten (planeta mais importante) do mapa, está forte (angular na Casa VII) e domiciliada em Touro, mas retrógrada e em contato com os dois planetas maléficos (sextil com Marte e sextil com Saturno). Ou seja, a figura da mãe é importante, mas está detonada.

Saturno (significador de pai) também está em Câncer e na Casa IX, reforçando a ligação com o estrangeiro. E as Casas IV e X, que estão ligadas à figura do pai e à da mãe, estão com seus regentes enfraquecidos por estarem em Casas cadentes (as de menor força): Saturno, regente de Aquário (Casa IV) está na Casa IX e em detrimento/exílio; o Sol, regente de Leão (Casa X), também está na cadente e maléfica Casa VI, o que lhe debilita, mesmo estando em seu signo de exaltação (Áries). Tudo isso aponta para figuras materna e paterna fracas e confusas.

A Vênus - significadora de mulheres e de relacionamentos - do mapa de Clapton está na Casa VII (o outro, a parceria) e rege a Casa I (a imagem do nato) e a Casa VIII (perdas, dinheiro dos outros), mostrando que a vida de Clap com as mulheres seria sempre marcante, mas jamais fácil: ele literalmente tomou Pattie Boid, esposa do amigo George Harrison - que continuou seu amigo, apesar disso - e musa do megassucesso "Layla"; enquanto casado com Pattie, Clapton teve um caso com a também casada Yvonne Kelly e daí resultou a filha Ruth Kelly Clapton, que foi mantida às escondidas por seis anos... Separado da infértil Pattie Boid, mais tarde Clapton teve um relacionamento com Lori del Santo, resultando no filho Conan Clapton. Conan faleceu aos quatro anos e foi a inspiração para outro sucesso, "Tears in Heaven". Por fim, Eric casou-se com Melia McNery e tiveram três filhas.

As Casa IV (família) e V (filhos) abrem em Aquário, cujo regente, Saturno (o Grande Maléfico), está em Casa cadente (IX), exilado (Câncer) e em aspecto (trígono) exato de grau e minuto (04°24') com um planeta maléfico (Marte, o Pequeno Maléfico, a 04°24' de Peixes). Ou seja, os assuntos dessas Casas importantes fluem com muita dificuldade; não é à toa que houve uma semelhança grande entre o que ocorreu com Eric - a identidade de seus pais verdadeiros foi mantida oculta - e o que ele fez com a primeira filha, Ruth - manteve a existência dela em segredo por seis anos.

Voltando à Vênus: mesmo com problemas, ela está bastante forte, é o regente do Ascendente e é o Pequeno Benéfico, que ajuda a começar a entender o porquê de Clapton prosperar. Outro fator reforça a tendência ao sucesso: Júpiter (o Grande Benéfico) está na benéfica Casa XI e está em antíscia com o Sol (os dois planetas recebem a mesma quantidade de luz), o que funciona como uma conjunção, com a promessa de benesses. E o Ascendente tem a benéfica estrela fixa Spica, que traz sucesso, fama, riqueza, disposição agradável e amor pela arte e ciência.

Vejamos um pouco da trajetória do Slowhand, como Eric ficou conhecido: aos 18 anos, já tocava com os Yardbirds, referência do rythm & blues inglês (e onde mais tarde tocariam também Jimmy Page e Jeff Beck), depois tocou com Johm Mayall, formou o Cream, fez sucesso solo, tocou com muita gente boa e fez um álbum/tributo com B. B. King (lembra-se do post dele? http://astrologiadorock.blogspot.com.br/2015/05/mapa-de-b-b-king.html). Graças ao seu talento e dedicação, amealhou fama, prêmios, dinheiro e o título de Cavaleiro do Império Britânico; segundo escolha da revista Rolling Stone, Eric é o segundo maior guitarrista de todos os tempos, ficando atrás apenas do indescritível Jimi Hendrix (ei, mais um que vimos em http://astrologiadorock.blogspot.com.br/2015/01/mapa-de-jimi-hendrix.html), que para muitos não era deste planeta. Para ter uma ideia do impacto de Hendrix sobre quem o via tocar: na mesma época em que as paredes de Londres eram pixadas com "Clapton is God" (Clapton é Deus), ao ver pela primeira vez Hendrix tocando, o amigo Pete Townshend (The Who) falou a Clapton: "Cara, estamos desempregados!". Ou seja, Hendrix era hors concours (fora da competição).

Vamos encerrar este post desfrutando um pouco do talento de Sir Clapton em "Crossroads" (https://www.youtube.com/watch?v=MtLhPeLB9bA). Gratidão por nos acompanhar, e até a próxima!

Ana K. & Cao.

Um comentário :

  1. Lennon era Libra Asc Áries, Roberto Carlos é [ou era?] Áries Asc Libra.
    Os reis do rock parecem ter algo a ver com o eixo Áries-Libra.

    ResponderExcluir