sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Mapa do Mike Patton


Michael Allan Patton deu as caras no mundo em 27/janeiro/1968, na Califórnia. Esse cantor-compositor, multi-instrumentista, produtor e ator, ficou mais conhecido como vocalista da banda Faith No More. Patton também foi o fundador e vocalista da banda experimental Mr Bungle, tocou com Tomahawk, Fântomas, Lovage, The Dillinger Escape Plan e Peeping Tom.

Versátil, criativo, inteligente, inovador, contestador, inquieto, iconoclasta, experimentalista, sem papas na língua, mas muito discreto com sua vida pessoal, Patton é considerado genial por alguns e insano por outros. O fato é: quem ouve suas músicas e vídeos - ora inovadores, ora simplesmente bizarros - não fica indiferente. Vejamos seu mapa natal:

Marte é o almuten (e regente) do Ascendente, além de Senhor da natividade, indicando a motivação principal da vida do nativo: ele está dignificado (Triplicidade) em Peixes, na Casa V, mostrando o foco em sexo (tema constante em suas letras e vídeos) e criatividade/arte (sua extensão produção musical e artística são seus "filhos"). Um exemplo disso é o álbum "Music to make love to your old lady by", com sua banda Lovage.
(https://www.youtube.com/watch?v=x2urNhEsNJs).

A faceta de esquisito, diferente, bizarro e fetichista - além de inteligente - pode ser indicada por Mercúrio (o inteligente e diferente) angular (forte) na Casa IV e dignificado (Triplicidade) em Aquário (o inconvencional). Essa condição recebe o reforço do Sol também ali em Aquário, igualmente angular, mas em exílio e antíscia com o Ascendente em Escorpião.

Alguns críticos consideram Patton até esquizofrênico. Será? O que o mapa dele mostra é que os Luminares chamam a atenção pela dualidade: ambos em debilidade essencial (Sol e Lua em exílio), mas com dignidade acidental (Sol angular e em antíscia com o Ascendente, Lua em júbilo e em antíscia com a Parte da Fortuna).

A Lua, que está em Capricórnio, significadora também do estado psíquico do nativo e das doenças da alma, está em quadratura com Saturno na casa VI (casa das enfermidades) e disposta por ele. Vênus, regente da Casa XII (casa das prisões, aflições, adversidades) e do Lote do Espírito, também está em quadratura com Saturno (mal colocado no mapa: em queda e em casa maléfica).
Essas posições dos planetas prometem que o nativo tem talento para criação e expressão de arte, mas não deve saber lidar bem com ela. E Marte, planeta importante do mapa, está disposto por (e nos Termos de) Júpiter, que está aflito, indicando que as criações devem passar por impedimentos e provas, o que muitas vezes não deve sair como ele havia imaginado. Essa desarmonia e insatisfação podem gerar angústias, isolamento e enfermidades.

O próprio Patton comentou: "...Sei que tudo que falo tem uma tendência a virar 'filho bastardo' e acabar entrando pelas rachaduras. As coisas boas sempre conseguem entrar pelas rachaduras, porque as portas não estão abertas. é minha responsabilidade encontrar essas rachaduras. Por isso criei um selo (Ipepac Records). Queria dar uma lar para outros artistas musicalmente desajustados."

A Lua em júbilo rege a Casa IX (estrangeiro) e a Casa VII (parceiro - por exaltação): Patton casou-se com uma italiana e viveu com ela na Itália, de 1994 a 2001, tornou-se fluente em italiano e também fala espanhol e português - é amigo dos caras do Sepultura e virou até torcedor do Palmeiras, o que aumenta a polêmica sobre ser gênio ou insano. A Lua também indica popularidade, e em antíscia ("conjunção") com a Parte da Fortuna ajuda a entender porque os álbuns de Patton (solo ou no Faith No More) tiveram maior sucesso no exterior do que nos EUA.

Patton e o Faith No More (FNM) ganharam destaque e alcançaram o sucesso no mundo do Rock com o álbum The Real Thing, especialmente com a música Epic. Esse álbum foi lançado em 20/junho/1989, quando Patton estava com 21 anos e a técnica da Profecção indicava Leão (disposto pelo Sol e Casa X do mapa natal) como a Casa I daquele ano: destaque para a carreira. Touro estava como Casa X na Profecção, e Vênus, sua dispositora, estava a 18 graus de Peixes no dia do lançamento, em exaltação e Triplicidade: boa indicação de cenário favorável.
Pela Revolução Solar (RS) dos 21 anos de Patton, a Casa I cai onde está a Parte da Fortuna do mapa natal, indicando a tendência ao sucesso. O Ascendente da RS está em Sagitário, sendo Touro o signo de junho, e ali estavam os regentes do mês: Marte, Júpiter e Parte da Fortuna. As boas indicações de sucesso continuavam...

O estilo musical do FNM é de difícil definição, pois a banda possui influência de diversos estilos. Eles navegam entre o metal, o rock alternativo e funk metal. Muitos dizem que eles foram os precursores do Nü Metal. De fato, a criatividade de Mike o leva para diversos caminhos, que ele consegue explorar muito bem.
A banda sofreu um hiato de 11 anos (de 1998 a 2009) e em 2015 lançaram seu último álbum até o momento, chamado de "Sol Invictus".


Pouco se sabe sobre a vida particular de Patton. Um dos únicos acontecimentos acessíveis é o casamento com a artista italiana Titi Zuccatosta em 1994, e temos estes indicadores astrológicos:
- Com as Direções por Termos, uma técnica da Astrologia Helenística, vemos que o Ascendente dirigido estava a 15 graus de Sagitário, nos termos de Vênus, que se torna o Planeta Distribuidor (Tônica) do período e é o regente da Casa VII - a dos parceiros - (e da Casa XII, também), além de ser significadora natural de relacionamentos.
- O casamento ocorreu aos 26 anos, sendo os Regentes do Ano, Vênus e a Lua.
- O Lote do Casamento, aos 18 graus de Libra, é aspectado por Vênus, Lua e Mercúrio da Revolução Solar.

Poderíamos explorar mais questões do mapa de Mike, mas já foi bastante de Astrologia e agora vamos com mais Rock, então encerramos com Epic (https://www.youtube.com/watch?v=ZG_k5CSYKhg)

Valeu e até o próximo post!

Cao e Ana K.

Nenhum comentário :

Postar um comentário