sábado, 4 de novembro de 2017

Tempo

Na Astrologia, linguagem simbólica que fala sobre a qualidade do Tempo a cada instante e assim ajuda a melhor entender o Universo e a nós mesmos, quem fala sobre o Tempo é Saturno.
(imagem do site ILovePhilosophy.com)

O Planeta dos Anéis é conhecido com o Grande Maléfico, o Lobo Mau do Zodíaco; a ele são atribuídos os maiores problemas e a paternidade de (quase) tudo o que é ruim. Isso é uma simplificação que ajuda a começar a entender o papel dele no complexo movimento cósmico, mas tal simplificação pode se tornar simplória e maniqueísta dentro da realidade dual em que estamos acostumados a agir.
Saturno é regente de Capricórnio, signo de estabelecer e defender as estruturas, e também de Aquário, signo da busca pelas mudanças daquilo cujo tempo já passou e busca uma nova ordem. Assim, Saturno dispõe sobre os limites e estruturas do mundo e sobre o fluxo do Tempo; é ele quem indica não só a fixação para a estabilidade, mas também a necessidade da mudança para continuar o desenvolvimento.
Consultando o bom e velho Rock'N'Roll, vemos que Tempo e Mudanças são temas e títulos recorrentes em várias músicas, como em Changes (David Bowie), Changes (Black Sabbath), Time Waits for No One (The Rolling Stones), Time Is On My Side (The Rolling Stones) e outras tantas, mas uma das letras que mais provocam reflexão, com certeza, é a de Time (https://www.youtube.com/watch?v=LNBRBTDBUxQ), do Pink Floyd:
"Ticking away the moments that make up a dull day
Fritter and waste the hours in an off-hand way
Kicking around on a piece of ground in your home town
Waiting for someone or something to show you the way
Tired of lying in the sunshine staying home to watch the rain
You are young and life is long and there is time to kill today
And then one day you find ten years have got behind you
No one told you when to run, you missed the starting gun
And you run and you run to catch up with the sun but it's sinking
Racing around to come up behind you again
The sun is the same in a relative way, but you're older
Shorter of breath and one day closer to death
Every year is getting shorter, never seem to find the time
Plans that either come to naught or half a page of scribbled lines
Hanging on inquiet desperation is the English way
The time is gone, the song is over, thought I'd something more to say...
"
Essa música é a única creditada a todos os quatro membros da banda no álbum The Dark Side Of The Moon. Embora nenhum deles tenha Saturno em condição cósmica destacada em seus mapas - David Gilmour e Richard Wright têm Saturno exilado em Câncer, Nick Mason tem Saturno peregrino em Gêmeos, e apenas Roger Waters tem Saturno com alguma dignidade (Termos) em Gêmeos - quando o álbum, que marcou o auge da popularidade do Floyd foi lançado em primeiro de março de 1973, estava se aproximando o primeiro retorno de Saturno de cada um dos músicos. O disco chegou às lojas após sete meses de gravação e dois de preparação e no dia do lançamento o céu tinha Saturno peregrino em Gêmeos, formando uma quadratura aplicativa ao Sol; aquilo que a princípio poderia ser visto apenas como adversidade, foi na verdade um sucesso construído com um chamado à reflexão trazida pela conscientização do envelhecimento, pelo aprendizado e trabalho competente ao longo do... Tempo! Então, saturninamente, vamos remanejar os limites do lugar-comum e olhar para o Tempo de uma forma nova e subversiva.
O Tempo não realiza nada; ele continua passando a sessenta minutos por hora, quer você faça algo ou não. Se quiser algo, movimente-se e faça acontecer. Não espere pelo Tempo, pois o Tempo não espera por ninguém; ele apenas flui para todos, dos átomos aos deuses.
O Tempo não cura; mude-se você mesmo, se quiser se curar. Mudança é a movimentação das energias de forma diferente do que você estava fazendo. Fazer as coisas do mesmo jeito e querer resultados diferentes é querer um milagre, ou seja, que o Universo subverta suas próprias leis para agradar você.
O Tempo nada dirá; como a Esfinge, na verdade ele apenas devolve os nossos próprios enigmas, que cada um decifrará quando estiver em ressonância com a sua demanda pessoal.
O Tempo não pune nem perdoa; isso são desculpas humanas para justificar o retorno da energia que cada um de nós envia ao Universo e que depois recebe de volta, como um bumerangue.
Você não desperdiça nem aproveita o Tempo; ele não é seu. As decisões que você toma podem ser geniais, medíocres ou estúpidas e assim qualificar as ações que você realiza. O Tempo nada tem a ver com isso.
Saturno é o Senhor do Tempo; é aquele que destronou o pai Urano e foi destronado pelo filho Júpiter, nos lembrando que a lição se repete enquanto não houver a mudança de ação e de energia que vem com o aprendizado e leva à sabedoria.
Ele é Cronos, criador que devora as próprias crias, na mudança perpétua a que toda matéria está sujeita, alimentando a entropia que leva ao final de todas as coisas.
Ele nos traz o desafio de fazer e de conviver com as mudanças internas e externas.
Nos indica que mesmo o Infinito é só a borda da Eternidade.
É a metáfora concretizada e a manifestação da responsabilidade individual e intransferível que cada um recebe ao existir.
Carrega o registro dos fatos e nos deixa a escolha de usá-los como muleta ou como alavanca.
Com ele, podemos perceber que Justiça é apenas um nome para a equalização de diferenças de potenciais energéticos causados por cada ação particular que cada um realiza ou deixa de fazer.
É a negação da possibilidade da ignorância perpétua, ao permitir que a alma olhe para si mesma e se enxergue através de qualquer camada que possa limitá-la.
Ninguém ainda cresceu o bastante para existir fora do Tempo, mas sem mudanças, você não consegue percebê-lo. Só que tipo de vida é essa, se não tiver mudanças?
Este é o dia de Saturno e a hora do Sol.
Gratidão pela presença e pelo tempo compartilhado 
Cao (Claudinèi Dìas) - Astrologia do Rock

Nenhum comentário :

Postar um comentário