quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Saturno em Capricórnio

Ontem Saturno ingressou no signo de Capricórnio ♑️.
Saturno, o senhor do tempo, é o planeta mais lento e mais distante visível a olho nú. De acordo com a tradição astrológica ocupa a última esfera, depois dele só estão as estrelas fixas. Por estar no final versa sobre a velhice, a morte, sobre os ossos, limites, barreiras, restrições e a finitude.
Ele possui natureza fria e seca, duas qualidades contrárias a vida, por isso é chamado de planeta maléfico. Além disso ele rege os signos de Capricórnio e Aquário, (o primeiro seu domicílio noturno, o segundo seu domicílio diurno e o que se sente mais confortável pois ele é da seita diurna) que são o período do ano em que é inverno no hemisfério norte. E só quem mora em locais com gelo e muito frio sabe o quanto é necessário se precaver para passar por essa estação, resistir a escassez e a morte. São também os signos mais distantes do domicílio do Sol, Leão (verão).
De acordo com o astrólogo árabe Al-Biruni: Saturno é extremamente frio e seco. O grande maléfico. Masculino. Diurno. Desagradável e adstringente, ofensivamente ácido, fedorento. Da cor do azeviche, também negro misturado com amarelo, cor de chumbo, escuro como breu.
Saturno leva em torno de 2 anos e meio para andar por cada signo, como são 12 signos, ele retorna ao mesmo ponto cerca de 29, 30 anos depois.
Hoje Saturno ingressou em Capricórnio e ficará até março de 2020. A última vez que ele esteve nesse signo foi de 1988 a 1991.
Mundialmente tivemos eventos importantes como a queda do muro de Berlim e fim da guerra fria, reconhecimento da independência de vários países pós fim da URSS, Bush pai eleito nos EUA. No Brasil: nova Constituição, plano cruzado novo, José Sarney sanciona a lei do divórcio que reduz o prazo de separação, Collor é eleito presidente. Formação do Mercosul por Brasil, Argentina e Uruguai.
Foi um período chave sobre antigas estruturas políticas, sociais e econômicas. O esqueleto do sistema ficou a mostra pois é um período de vacas magras, o velho quer continuar no poder e comer até o último pedacinho de carne perto do osso e não largar o pouco que tem.
Como temos o passado para nos ensinar, já temos uma palhinha sobre esses próximos anos. É preciso ter pés no chão e resistir a todo esse poder conversador que deseja manter o status quo. Lá dentro já se sabe que essa estrutura não aguenta muito tempo, que a sustentação é fraca e que o limite está muito próximo. O que é velho e obsoleto precisa ir mas ainda há apego.
No mapa do Brasil, Saturno transitará na casa 12 e problemas com presídios, hospitais, hospitais psiquiátricos, asilos, fome/miséria terão destaque.
Mas como dito acima, Saturno e Capricórnio são de natureza fria e seca, há pouca vitalidade e sente-se mais o peso do corpo. O tempo agora vai parecer andar mais devagar, a energia que se tem precisa ser empregada no que é PRIORIDADE, necessário, essencial, tanto no micro (vida pessoal) como no macro (na sociedade, no mundo). Não tem mais tempo para ficar discutindo conceitos, valores, verdades... Saturno já deixou Sagitário. O tempo agora é a vida concreta, a vida prática, o trabalho, como economizar e conseguir gerar recursos para passar esse período.
O que não pode é se deixar abater pela melancolia, pelo medo, que sim, virão bater na nossa porta, mas se quisermos progredir construindo novas bases, há que ser corajoso, objetivo, responsável, disciplinado, resiliente.
O inverno não poupa ninguém. Se deseja resultado vai ter que falar menos e fazer mais, de acordo com o tempo e com sabedoria.
Época de aprender com os ritmos e ciclos da vida, com as adversidades e fazer do pouco, muito.
O mundo anda precisando muito cair na real. Literalmente!
E você? como estava a sua vida entre 1988 a 1991? Pense e terá algumas respostas sobre esse trânsito atual.
Exemplo explicativo de imaturidade rsrs! Sejamos formigas! >> https://www.youtube.com/watch?v=A_h8dHYfqoI


Uma música para esses tempos - Metallica - My friend of misery:
"These times are sent to try men's souls
But something's wrong with all you see
You, you'll take it on all yourself
Remember, misery loves company
Misery
You insist that the weight of the world
Should be on your shoulders
Misery
There's much more to life than what you see
My friend of misery"
Ana K.

4 comentários :

  1. Oi, Ana. Por favor, tu poderia me informar o artista que fez essa ilustração de Saturno? Eu já a de Marte nos mesmos moldes em algum lugar abdito da Internet(não lembro onde :/).A riqueza de detalhes, as sutilezas simbólicas são fantásticas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Davi! a obra se chama "de sphaera" e a principio falam que é de Cristoforo de Predis ;) Veja mais aqui: https://br.pinterest.com/pin/760545455792704933/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ana. De Sphaera do johannes sacrobosco. Comparando os traços dessas ilustrações com outras ilustrações do próprio Cristoforo de Predis levam à crer que é dele mesmo. Deve ter sido alguma nova edição na época,vou ver com mais afinco depois.

      Obrigado novamente pelo link Ana. Abraço! =)

      Excluir
    2. sim, isso ;)
      de nada!

      Excluir